O gigante dos gigantes: conheça o maior cavalo que já existiu!

 


Nós já falamos aqui sobre algumas raças e em especial sobre a raça percheron, uma das raças mais conhecidas pelos portes dos animais, são animais bastante robustos utilizados para tração e grandis. Mas você já se perguntou qual dos maiores cavalos da história? É essa resposta que você vai encontrar no conteúdo de hoje. 


Um cavalo chamado Sampson entrou para a história como um dos maiores cavalos já registrados. Ele era da raça Shire e nasceu em 1846, na Inglaterra. Com apenas quatro anos, Sampson já atingia incríveis 2,19 metros de altura e pesava aproximadamente 1.524 kg. Impressionante, não é mesmo?


A raça Shire é conhecida por ser extremamente dócil e também muito antiga.

O nome “Shire” vem da palavra saxônica Schyran, que significa condado. O cavalo Shire tem uma história longa que começa na Idade Média, na Inglaterra. Ele surgiu do cruzamento de cavalos britânicos com cavalos grandes trazidos da região de Flandres (Bélgica). Esse cruzamento criou um animal de grande porte, muito forte e resistente, ideal para trabalhos pesados. Por muitos séculos, o Shire foi essencial na agricultura, ajudando a puxar carroças, arar terras e transportar mercadorias. A raça ficou ainda mais popular nos séculos XVIII e XIX, durante a Revolução Industrial, quando havia grande necessidade de animais fortes para puxar carruagens e máquinas, especialmente nas minas de carvão.


Além disso, os cavalos Shire também foram importantes nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais, sendo usados para transportar suprimentos.


Voltando a falar do gigante Sampson, vale destacar como seu tamanho realmente foge do comum. Para comparar, a maioria dos cavalos mede entre 1,50 e 1,75 metros e pesa de 500 a 600 kg, muito diferente do porte extraordinário de Sampson. Seu tamanho era impressionante, nascido em 1846 e alcançou a impressionante altura de 2,20 metros, além de pesar cerca de 1.524 kg. Sua grandeza não estava apenas no tamanho, mas também na força e no impacto que deixou na história da equinocultura. Seu tamanho era tão impressionante que ele chegou a ser renomeado para “Mammoth”, justamente por parecer enorme como um mamute. Até hoje, nenhum outro cavalo conseguiu superar sua altura e peso. E o mais interessante é que, apesar de toda essa imponência, os cavalos da raça Shire, são conhecidos por serem extremamente dóceis e tranquilos.


Sampson Sampson foi considerado o maior cavalo já registrado e, até hoje, mesmo com o surgimento de outros animais de grande porte, nenhum conseguiu superar o seu recorde.


E aí, gostou de conhecer mais um pouco sobre esse gigante? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!


Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!


Comentários

Postagens mais visitadas