Muares: características, cuidados e curiosidades sobre esses animais!
Equinos, asininos e muares são palavras muito comuns na área de criação animal, principalmente para os amantes de cavalos. Mas ainda é normal que a gente confunda e acabe trocando esses termos. Utilizando termos mais populares, fica bem fácil entender.
Enquanto os equinos englobam os cavalos (machos) e as éguas (fêmeas), os asininos correspondem aos jumentos (machos) e jumentas (fêmeas). Já os muares incluem os burros (machos) e as mulas (fêmeas), assim como os bardotos, que podem ser machos ou fêmeas. Os muares são animais híbridos, resultantes do cruzamento entre um jumento e uma égua, ou seja, de espécies diferentes. Por serem híbridos, esses animais geralmente não são férteis e não podem se reproduzir.
Os machos, chamados estéreis, costumam apresentar comportamento mais áspero e menos dócil, mas possuem libido intensa, característica herdada do jumento. No entanto, a maioria dos muares é dócil e de fácil manejo, semelhante aos cavalos.
Esses animais têm longevidade impressionante, podendo trabalhar por mais de 35 anos, e não é raro encontrar casos de muares que vivem até 47 anos. Além disso, são praticamente imunes a doenças respiratórias e demonstram inteligência e raciocínio superiores aos os cavalos, o que os torna animais resistentes, confiáveis e extremamente aptos para o trabalho no campo.
Quais as principais características desses animais?
Embora se pareçam com cavalos, esses animais têm traços e comportamentos distintos, incluindo, por exemplo:
Corpo pequeno e leve;
Orelhas grandes (bem maiores que a de cavalos normais);
Possuem grande sensibilidade auditiva;
Cascos pequenos;
Animais extremamente resistentes a ecto e endoparasitas;
Facilmente adaptável a climas quentes;
Por serem animais extremamente fortes e resistentes, os muares são, na maioria das vezes, utilizados em trabalhos pesados e até em longas trilhas para o transporte de cargas. O Nordeste brasileiro concentra a maior parte desses animais, sendo a região com o rebanho mais expressivo do país. Outros estados também se destacam, como Minas Gerais, que possui o maior número de muares registrados pela ABCJPêga, seguido por Bahia e São Paulo.
E então, você já conhecia sobre essa variedade? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!
Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!
Comentários
Postar um comentário