Vai transportar seu animal? saiba agora as regras indispensáveis!

 


Vai transportar seu cavalo? Atenção aos exames e vacinas obrigatórios! Com a chegada dos festejos farroupilhas e das cavalgadas, é fundamental garantir que seu animal esteja com toda a documentação em dia antes do transporte. Hoje vamos falar sobre os exames e vacinas indispensáveis, os prazos para cada um e como emitir os documentos corretamente.


Começamos pelos dois exames obrigatórios: AIE (Anemia Infecciosa Equina) e Mormo, exigidos pelo estado para todos os equinos. O exame de AIE e Mormo possuem validade de 180 dias para transporte dentro do Rio Grande do Sul e 60 dias para transporte interestadual ou internacional. Animal com idade inferior a 06 meses acompanhadas da mãe com exame negativo estão dispensados. 


Além desses exames, é imprescindível possuir a GTA (Guia de Trânsito Animal), que pode ser emitida diretamente pelo proprietário por meio do site do Governo do Estado. Para isso, é necessário que o proprietário possua cadastro de produtor rural na Inspetoria do município e que o animal esteja devidamente registrado. A validade da GTA geralmente é de 3 dias, podendo variar conforme a distância e ser revalidada, se necessário. Também é fundamental apresentar a carteira de vacinação do animal, garantindo que todas as imunizações estejam em dia. 


Por exemplo, a vacina contra a Influenza Equina possui validade de 1 ano para fins de transporte e é obrigatória. Já as vacinas contra Encefalomielite (Leste e Oeste) são fundamentais para a saúde do animal, mas a obrigatoriedade pode variar conforme a federação hípica ou a região. Vale destacar que, para participação em provas, a aplicação semestral da Influenza é exigida. Outras vacinas igualmente importantes, ainda que nem sempre obrigatórias, incluem as de Tétano, Raiva, Rinopneumonite e Leptospirose.

Se você pretende transportar seu animal no dia 20 de setembro ou em qualquer evento ao longo deste mês, é importante saber que alguns documentos e cuidados são obrigatórios para garantir um transporte legal e seguro. São eles:

  • Guia de Trânsito Animal (GTA);

  • Exames negativos para AIE e Mormo;

  • Carteira de vacinação atualizada contendo atestado de vacina contra Influenza;

E então, você já sabia desses documentos obrigatórios para transporte? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!

Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!


Comentários

Postagens mais visitadas