Setembro Amarelo: como os cavalos podem transformar vidas e auxiliar na recuperação emocional?
Setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, um período dedicado a reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.
Dentro desse tema tão importante e necessário, vale destacar como a interação entre humanos e cavalos pode ser uma aliada poderosa. A verdade é que, terapias com cavalos podem trazer benefícios não apenas físicos, como melhora da postura, equilíbrio e coordenação motora, mas também emocionais e psicológicos. Vamos entender um pouco melhor de que forma nossos amigos de quatro patas podem nos ajudar?
O contato com esses animais promove sensação de calma, reduz a ansiedade, aumenta a autoestima e fortalece vínculos afetivos. Além disso, a relação de confiança e respeito construída com o cavalo pode ajudar pessoas em tratamento da depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e até em processos de reabilitação física. O contato com os cavalos gera uma sensação única de bem-estar, tão marcante que inspirou esportes, cursos e até metodologias terapêuticas. Um exemplo é o coaching assistido por cavalos, onde o animal atua como um espelho emocional, ajudando as pessoas a reconhecer e trabalhar suas emoções, habilidades e fragilidades para promover mudanças profundas.
Segundo a Universidade de Valência, na Espanha, o cavalo assume a liderança ou a delega a quem ele pode confiar plenamente. Por isso, ao se relacionar com o cavalo, a capacidade pessoal de confiar em si mesmo e gerar confiança nos outros é ampliada. Tanto os seres humanos quanto os cavalos emitem uma energia eletromagnética através do coração, coração do cavalo, por ser cerca de dez vezes maior que o humano, produz um campo eletromagnético muito mais amplo. Esse campo expandido exerce um efeito calmante sobre as pessoas, o que ajuda a explicar os resultados terapêuticos observados em programas assistidos por equinos. Pesquisas mostram que a simples proximidade com esses animais pode reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol (hormônio do estresse), ao mesmo tempo em que aumenta a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
Ou seja, apenas estar próximo a um cavalo já é capaz de melhorar o humor e trazer benefícios fisiológicos reais.
E então, você sabia que o cavalo tem esse super poder natural? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!
Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!
Comentários
Postar um comentário