Posso dar aveia à vontade para o meu cavalo? Descubra a verdade por trás desse alimento tão popular!
A aveia é um dos alimentos mais consumidos no mundo dos equinos, mas será que ela pode, e deve, ser oferecida à vontade para o seu cavalo? A verdade é que a aveia é amplamente utilizada, especialmente em animais atletas que enfrentam esforços diários e participam de provas por longos períodos. Só porque a aveia é usada em animais de esportes, não significa que ela seja totalmente saudável para qualquer situação. Vamos explicar o porquê logo a seguir.
Na prática, é mais fácil identificar os pontos negativos do que os positivos desse alimento tão conhecido, principalmente por conter grande quantidade de amido e carboidratos. Além disso, por uma série de outros motivos, como o risco de cólicas e laminites, a aveia contém muita proteína e justamente por isso é frequentemente oferecida a animais que praticam esportes. Ela oferece uma explosão de energia imediata e por esse motivo não deve ser ofertada diariamente aos animais.
No longo prazo, o consumo excessivo pode ser extremamente prejudicial à saúde do seu cavalo. Isso porque, para animais focados em velocidade e desempenho, os impactos negativos podem ser ainda mais intensos.
Se o seu cavalo consome muita aveia e você ainda não percebeu nenhum sinal de desequilíbrio, saiba que esses sinais costumam aparecer nos mínimos detalhes. Fique atento a sintomas como suor excessivo, acúmulo de gordura na crista do pescoço, alergias na pele, entre outros. Fique atento.
Atualmente, existem fontes de energia muito mais saudáveis, que proporcionam melhor digestão e maior segurança, resultando em menos preocupações para o criador e reduzindo significativamente os prejuízos.
E então, você já sabia disso? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!
Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!
Comentários
Postar um comentário