Meu cavalo está gordo demais… e agora?

 


Não é nada raro encontrar animais, especialmente cavalos, acima do peso. Existe até o velho ditado: 'quanto mais gordo, mais bonito', e muitos ainda associam um cavalo gordo a ser um animal bem cuidado. Mas você já parou para pensar se o excesso de peso, no caso dos equinos, pode ser prejudicial à saúde? Pois bem, essa é exatamente a questão que vamos discutir aqui. Vamos juntos?


Os cavalos, por serem herbívoros, tendem a pastar por longos períodos ao longo do dia e, quando têm acesso, podem consumir grandes quantidades de feno ou ração. Esse hábito pode, sim, levar ao excesso de peso, especialmente em animais que não participam de provas ou não realizam exercícios regulares. Quando passam mais tempo parados, a tendência é que acumulem ainda mais gordura.


A verdade é que o excesso de gordura é apenas um sinal clínico de que algo pode estar errado, especialmente na alimentação do animal, e que está na hora de investigar. Nada além disso. Portanto, se o seu cavalo está muito acima do peso, é o momento de revisar a dieta com o acompanhamento adequado. Dificilmente você vai ver um animal morrer somente por excesso de peso, mas sim de cólica, doenças hormonais e um monte de outras doenças decorrentes do mesmo motivo: alimentação errada. Isso sim, é um grande inimigo do criador. 


Mas o que estamos dizendo, quando falamos em alimentação errada? 


Nesse caso, estamos falando de excesso de ração, o que é ainda mais preocupante em animais atletas, que precisam de acompanhamento constante e dieta balanceada. Já pensou se, nessas condições, oferecermos ração à vontade? vai afetar diretamente na produtividade do animal. 


Em outras palavras, ao investir em uma alimentação de qualidade, com planejamento adequado e sem suplementos desnecessários, você garante que o seu cavalo receba exatamente o que precisa, na medida certa, prevenindo doenças e mantendo-o saudável. Lembre-se: a alimentação impacta diretamente não apenas a qualidade de vida do animal, mas também o bolso do criador, uma boa dieta é o melhor investimento para evitar problemas futuros. 


E claro, sempre procurando um profissional adequado para realizar o acompanhamento adequado da dieta, fornecendo exatamente o que seu animal precisa. 

E então, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha aprendido algo novo e útil para cuidar ainda melhor do seu cavalo!

Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!



Comentários

Postagens mais visitadas