Você já ouviu falar em resenha de equinos? Entenda o que é e para que serve!
A resenha de equinos é um documento técnico e oficial que descreve, com riqueza de detalhes, as principais características externas e sinais identificadores de um cavalo. Ela inclui informações precisas sobre a pelagem, marcas naturais, remoinhos de pelo, cicatrizes, rosilhos, além de marcas adquiridas como ferraduras e sinais de fogo (quando houver) e outras características.
Para ser mais claro, esse documento serve como uma espécie de “RG do cavalo”, sendo essencial para a identificação individual do animal em diversas situações. Ele pode ser preenchido em modelo específico pelo Médico veterinário, Técnico em Agropecuária, Técnico em Zootecnia, Proprietário ou até mesmo um Profissional de Associações de Raça ou Entidades Competentes.
Qual momento ideal para se fazer uma resenha no animal?
Podemos dizer que não existe um momento ideal para realização da resenha, O ideal é que a resenha seja feita o quanto antes, de preferência ainda quando o animal é jovem, principalmente se o criador tiver a intenção de:
Registrar o animal;
Participar de eventos da raça;
Realizar a venda com garantia e procedência;
Realizar exames de AIE (Anemia Infecciosa Equina) e Mormo;
O que é necessário para confeccionar a resenha?
Identificar e delimitar as regiões do corpo dos equinos, compreendendo sua base anatômica e funcional.
Determinar a idade aproximada dos equinos por meio da cronometria dentária, analisando a formação, desgaste e troca dos dentes ao longo do tempo.
Reconhecer e nomear corretamente as pelagens dos equinos, incluindo suas variações, particularidades e terminologias tradicionais associadas.
Quais informações devem constar no documento (resenha)?
• Proprietário/ criador/ Propriedade;
• Nome do animal: dado pelo criador e um afixo, que é o
sobrenome do animal que o identifica com o criador;
• Data de nascimento;
• Sexo;
• Raça;
• Medidas: altura, peso, perímetro da canela, etc.
• Pelagem;
• Marcas: devem ser anotadas as marcas a fogo ou nitrogênio,
do proprietário ou da associação de criadores;
• Sinais Particulares;
A resenha deve ser realizada à luz do dia, preferencialmente em ambiente aberto, garantindo uma boa visibilidade das características físicas do animal. Isso permite observar com clareza todos os sinais particulares da pelagem e da anatomia.
O cavalo deve estar completamente livre de mantas, capas, ligas ou qualquer outro acessório que possa esconder marcas naturais ou adquiridas. O corpo do animal precisa estar totalmente visível para que a descrição seja precisa.
Ao descrever as características, é fundamental utilizar corretamente os termos de lateralidade (direita ou esquerda). Sempre que se fizer referência a um dos lados, isso deve ser claramente sinalizado no documento descrito de forma completa.
Exemplo: “Mancha branca no membro posterior direito.”
Todas as marcas, sinais, manchas, redemoinhos, cicatrizes ou qualquer outra característica visível devem ser observadas com atenção e descritas em detalhes, utilizando a terminologia correta. A precisão dessas informações é essencial para garantir a identificação segura e única do animal.
E então, você já sabia o que é uma resenha e quais aspectos são levados em consideração na hora de realizá-la? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!
Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!
Comentários
Postar um comentário