Guia completo de categorias dos cavalos: o que significa cada termo?
Se você estuda ou trabalha no meio rural, especialmente no universo dos equinos, certamente já se deparou com termos como equideocultura, equinocultura, mananda ou até expressões mais específicas relacionadas às categorias dos animais conforme a idade, como potro, potrilho, garanhão e outros.
Hoje, vamos explicar de maneira breve o que significam esses termos e qual a importância de cada um deles. Vamos lá?
Vamos começar pelos termos mais simples, que com certeza muitos de vocês já devem conhecer.
Equinocultura: A equinocultura é o ramo da zootecnia dedicado ao estudo, desenvolvimento e aprimoramento das práticas de criação de equinos (Equus caballus). Esse campo abrange diversos aspectos, como alimentação, reprodução, saúde, treinamento e utilização desses animais, seja para trabalho, esporte, lazer ou para a produção de produtos derivados, como couro e leite. Além disso, a equinocultura também envolve o estudo das diferentes raças de equinos, suas características e a seleção genética para aprimorar a qualidade e o desempenho dos animais.
Equidoecultura: Semelhante à equinocultura, a equideocultura abrange não apenas os estudos sobre os aspectos morfológicos e de manejo dos equinos, mas também inclui o estudo de duas outras espécies: os asininos e os muares (híbridos, resultado do cruzamento entre equinos e asininos).
Agora, vamos abordar termos mais gerais que se referem a um conjunto de animais como um todo. Como exemplo, temos:
Cavalaria: é o substantivo coletivo que se refere a uma grande quantidade de cavalos, embora possa indicar também um conjunto de pessoas a cavalo.
Tropa ou manada: conjunto de animais de carga, de grande porte, que podem ser cavalos ou outros;
Bando: utilizado para grupos de cavalos selvagens.
Plantel ou rebanho: conjunto de animais selecionados para produção e reprodução. Não é um termo exclusivo para cavalos;
Falando um pouco sobre a nomenclatura das categorias de animais, sejam jovens ou adultos, esses termos são comumente usados para se referir à idade do animal. Confira abaixo.
Potro: cavalo jovem de ambos os sexos com até mais ou menos três anos de idade;
Potrilho: termo usado para potros com menos de um ano de idade, ou em desmame;
Potranca: cavalo fêmea com menos de quatro anos.
Garanhão: cavalo adulto, macho inteiro (não-castrado), reprodutor, também conhecido
idade superior a três ou quatro anos.
Égua/matriz: fêmea, com idade superior a quatro anos. Pode ser classificada como vazina, ou seja sem potro ou Cria ao pé, com potro ao lado ou já teve potro
E então, você já sabia já conhecia alguns desses termos? Esperamos que tenha aprendido algo novo com este conteúdo!
Se gostou, continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o universo dos equinos. Aqui, você encontra conteúdos como esse e muito mais!
Comentários
Postar um comentário