Os 5 sentidos dos equinos, entenda!
O comportamento dos equinos é uma área fascinante, os cavalos são animais muito curiosos e também muito cautelosos e espertos.
Para facilitar o convívio do animal com as pessoas que irão trabalhar ou lidar com ele, é importante, portanto, que se conheça seus sentidos, proporcionando mais segurança e benefícios nessa convivência. Seus 5 sentidos são:
1. Audição
A audição dos cavalos é um sentido extremamente desenvolvido e vital para sua sobrevivência. Os ouvidos dos equinos são altamente móveis e podem girar quase 180 graus independentemente um do outro, permitindo que capturem sons de diferentes direções sem precisar mover a cabeça. Essa capacidade ajuda os cavalos a detectar predadores e outros perigos em seu ambiente natural.
2. Olfato
Na natureza, os cavalos conseguem perceber odores a aproximadamente 2 km de distância. Quando domesticados, esse sentido fica ligeiramente atenuado, embora ainda seja de fundamental importância tanto para o reconhecimento de outros animais e do ambiente quanto das pessoas com as quais eles convivem diariamente.
3. Visão
Cavalos têm uma visão panorâmica ampla, permitindo-lhes ver quase 360 graus ao seu redor. Essa característica é extremamente útil para detectar predadores, mas também significa que possuem uma pequena área cega diretamente na frente e atrás de sua cabeça. Embora sejam susceptíveis a variações bruscas de contraste entre o claro e o escuro, os equinos possuem ótimo campo de visão, tanto de dia, quanto de noite.
4. Paladar
O paladar permite aos cavalos reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. Sua língua é capaz de diferenciar os sabores ácido, amargo, salgado e doce. Notadamente, os equídeos preferem os alimentos doces, mas os salgados são importantes dada a sua necessidade fisiológica.
5. Tato
O tato é muito apurado nos cavalos, sendo o toque a forma mais direta de comunicação entre eles e as pessoas. Esse sentido é muito utilizado pelos equinos em suas atividades diárias e é importante para seu bem-estar e para sua comunicação com outros animais e com o ambiente onde habitam.
Comentários
Postar um comentário