Como evitar lesões em cavalos atletas?
Os cavalos são utilizados atualmente no Brasil com diferentes propósitos, desde esportes, trabalho com o gado, tração, e outros recursos no setor agropecuário. Além disso temos criações com alto apreço como um animal de companhia. Dentro desse cenário, o cavalo atleta exige cuidados com nutrição, sanidade, bem-estar, para que demonstre todo seu potencial nas pistas.
Como o cavalo é muito utilizado no meio dos esportes, desde a provas da raça crioula no Rio Grande do Sul por exemplo, até a grandes centros de hipismo ao redor do mundo. Animais nessas condições, são submetidos a grande esforços físicos e ficam expostos a muitos riscos de lesões. Algumas mais conhecidas como: Claudicação e Osteocondrite se tornam mais comuns do que se possa imaginar. Nesse artigos, preparamos uma série de dicas de tratamento para prevenir essas lesões:
- Cuidados com os cascos:
É recomendável que os cascos dos animais sejam avaliados regularmente pelo profissional responsável, o ferrador.
- Acompanhamento veterinário:
Com acompanhamento veterinário de rotina, é possível prevenir, diagnosticar e até mesmo tratar possíveis lesões no animal, impedindo com que se agravem cada vez mais.
- Rotina de exercícios apropriada:
O que dita o sucesso do cavalo atleta é a rotina de treinamento, além do manejo e genética, a intensidade e a frequência desses treinamentos precisa respeitar os limites do animal.
- Aquecimento e Desaquecimento:
Esses também fazem parte da rotina de treinamento do animal, fazendo com o que auxilie na temperatura muscular, frequência cardíaca e fluxo sanguíneo.
- Alimentação:
É um dos principais fatores, uma ração balanceada de acordo com a necessidade do seu cavalo.
Comentários
Postar um comentário