Vaca loca? Saiba tudo sobre essa doença.

 

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como “doença da vaca louca”, é uma enfermidade degenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central dos bovinos, sendo que na sua forma clássica é transmissível aos seres humanos por meio da ingestão da carne do animal acometido.

"A doença da vaca louca foi diagnosticada pela primeira vez em 1986, no Reino Unido, e levou vários animais à morte. Dificuldade de locomoção e nervosismo estão entre os sintomas da doença."

Qual a causa dessa doença?

"A doença da vaca louca é provocada por um príon, ou seja, por uma partícula proteica infecciosa. A teoria mais aceita para explicar a doença é a de que uma proteína normal da membrana celular sensível à protease sofre uma transformação e dá origem a uma forma anormal, a qual se replica e acumula nas células do sistema nervoso central, provocando a doença. Essa proteína normal ocorre na maioria das células, mas principalmente no sistema nervoso central.

A doença pode se manifestar de duas formas: a clássica e a atípica. Na forma clássica, temos príon de peso molecular considerado padrão. Já na forma atípica, temos príon de peso molecular alto (EEB atípica tipo H) ou baixo (EEB atípica tipo L)."


Como diagnosticar a doença?

 A doença não possui nenhum tipo de tratamento ou cura dos animais infectados, e a forma mais comum de diagnosticar a doença é prestando atenção nos sintomas, principalmente quando se sabe que há surtos da doença. Porém, o diagnostico de fato se dá somente após a morte do animal infectado, coletando amostras do sistema nervoso do animal e realizado o exame histológico seguido da técnica imuno-histoquímica.

É contagiosa aos humanos?

Sim, a doença da vaca louca é uma doença que afeta bovinos, entretanto, quando nos alimentamos de carne e subprodutos de bovinos contaminados com a doença, desenvolvemos um tipo de encefalopatia espongiforme transmissível conhecida como variante da doença de Creutzfeldt-Jakob.

A variante da doença de Creutzfeldt-Jakob geralmente é observada em pessoas jovens e provoca sintomas como dificuldade locomotora, sensação de dormência ou formigamentos em alguma parte do corpo, insônia, alucinações visuais ou auditivas, psicose, agitação, irritabilidade, ansiedade e depressão.






Comentários

Postagens mais visitadas