Encefalomielite Equina


 

A Encefalomielite Equina é uma doença caracterizada pela inflamação das estruturas do encéfalo e médula, ocasionando sintomatología neurológica. A doença pode ser causada por três diferentes tipos de vírus pertencentes à família Arbovírus e ao gênero Alphavirus, que são transmitidos por mosquitos Culex spp. e Aedes spp.. Estes vírus podem acometer diferentes espécies de animais, inclusive os humanos, o que caracteriza a doença como uma zoonose. Portanto sua notificação é obrigatória.

A doença afeta o sistema nervoso dos equídeos e os sinais clínicos mais comuns são: febre, conjuntivite, cegueira, sinais neurológicos, andar em círculos, dificuldade em permanecer de pé, falta de coordenação motora, dificuldade de engolir, entre outros. Esses sintomas são os mais populares e perceptíveis ao criador, portanto fique atento.
 

O tratamento das encefalites é de suporte, na sua maioria das vezes baseado em fluidoterapia, anti-inflamatórios não esteroidais e corticosteróides. Não se conhece, até o momento, nenhum medicamento com atuação eficaz como antiviral para esta doença. Porém, a forma mais eficaz de prevenir essa doença é por meio de vacinação dos animais, até o momento é o meio mais importante e eficaz de prevenção e deve ser incluída no protocolo profilático dos equinos elaborado por um médico veterinário responsável. 

Além disso, o controle dos mosquitos com uso de inseticidas e repelentes, mosqueteiros e higiene constante dos estábulos pode ajudar a reduzir a propagação dos vetores e vírus da encefalomielite equina. A associação dos métodos de prevenção ajudam a diminuir drasticamente as infecções e probabilidade de epidemias entre animais e também nos humanos.

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas