Você sabia quais doenças devem ser notificadas em equinos?

 Fonte da imagem: Lance rural 

O cuidado com a sanidade animal é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos animais, com cavalos não é nada diferente.

As doenças de notificação obrigatória para equideos são: Anemia Infecciosa Equina-AIE, Mormo, Influenza Equina (Gripe Equina), Encefalomielite (Leste, Oeste e Venezuelana) e Febre do Nilo Ocidental. Toda vez que o seu animal apresentar algum sintoma referente a essas doenças você devera imediatamente notificar o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) órgão do governo do estado responsável por auxiliar com medidas preventivas, minimizando o risco a saúde de animais e seres humanos.

Agora, vamos entender melhor sobre essas doenças em equinos:

AIE (Anemia Infecciosa Equina)

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é causada pelo RNA vírus da família Retroviridae, gênero Lentivirus. Cadeia de Transmissão: A AIE possui algumas formas de transmissão, a forma primaria é pela picada de tabanídeos (Tabanus sp.) e moscas dos estábulos (Stomoxys calcitrans).


Fonte de Imagem: VET Profissional 
 

Mormo

O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc.


Fonte de Imagem: Jornal A plateia

Infleunza Equina

Influenza Equina é uma doença respiratória causada por um vírus, e é também conhecida como gripe equina, altamente, contagiosa, que ataca o sistema respiratório dos equinos, asininos e muares, de qualquer raça, sexo ou idade, causando infecção aguda.

 

Fonte de Imagem: Hipismo


 

Encefalomielite

Encefalomielite equina do leste (EEL), encefalomielite equina do oeste (EEO) e encefalomielite equina venezuelana (EEV) são patógenos transmitidos por mosquitos que podem causar doenças inespecíficas e encefalite em equídeos (cavalos, mulas, burros e zebras) e humanos nas Américas.


Fonte de Imagem: Agriconline

 

Febre do nilo

A Febre do Nilo Ocidental (FNO) é uma doença causada por um vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, assim como os vírus da Dengue e da Febre Amarela. O vírus do Nilo Ocidental (VNO) é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex.



                                                                       Fonte de Imagem: Campinas


Comentários

Postagens mais visitadas