Pilchas do Gaúcho
No Rio Grande do Sul é comum falarmos em pilcha, embora seja algo desconhecido para muitos, a pilcha nada mais é do que a indumentária tradicional da cultura gauchesca, utilizada por homens e mulheres de todas as idades.
Tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina, Paraná e outros estados é considerada por lei, o traje do oficial do gaúcho, desde que se observe as recomendações ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Sem mais delongas, a pilcha se define por alguma peças principais, são elas:
Bombacha:
- Calça de origem turca,era usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. São largas na Fronteira, médias no Planalto e estreitas na Serra, quase sempre com "favos de mel". Necessariamente de cós largo, sem alças para a cinta e com dois bolsos grandes nas laterais. Em ocasiões festivas tem cores claras, sóbrias e escuras para viagens ou trabalho.
Camisa:
- Cores sóbrias ou claras, com padrão liso ou riscado discreto com gola esporte ou social. Mangas curtas para ocasiões informais ou de lazer e longas para eventos sociais-formais.
Lenço:
- Atado ao pescoço, de uma ou duas cores ou xadrez miúdo e mesclado. Na cor vermelha, branca, azul, amarelo, encarnado, preto (para luto) e bege. Xadrez de branco e preto é para luto aliviado.
Pala:
- Diferentemente do poncho, cuja origem é gauchesca e que serve para proteger apenas do frio e da chuva, o pala tem origem indígena e serve para proteger contra o frio, sendo de lã ou algodão, e de seda para proteger contra o calor.
Botas:
- O uso de botas brancas é vedado.
Guaiaca:
- Para guardar moedas, palhas e fumo, cédulas, relógio e até pistola.
Espora:
- "Chilenas" ou "nazarenas" de prata ou de outro metal.
Chapéu e barbicacho
- Usados como proteção contra o sol. Não é recomendado o uso do chapéu em lugares fechados, como no interior de um galpão.
Comentários
Postar um comentário